O mundo entre guerras
O
século XX
Nesse
século o espaço geográfico alterou-se profundamente. O século XX foi marcado
por fortes contrastes. As guerras mundiais, a bomba atômica e as armas
sofisticadas e modernas causaram mortes e destruições materiais em proporções
nunca vista antes. Ao mesmo tempo o desenvolvimento médico-científico, com a
descoberta de antibiótico e da penicilina e o desenvolvimento de vacinas contra
paralisia infantil, caxumba, sarampo, rubéola, febre amarela tétano, entre
outras.
Historicamente,
admite-se que o fato mais marcante do início do éculo XX tenha sido a
deflagração da Primeira Guerra Mundial.
Fonte: http://blog.daum.net/_blog/BlogTypeView.do?blogid=0I1Jj&articleno=2245904
O imperialismo e a Primeira Guerra Mundial
Nas
três últimas décadas, as potências industriais dominaram o mundo. Os países
industrializados lançaram-se, então, à conquista de novas colônias ou
reforçaram o controle sobre as já existentes, numa fase do capitalismo que
ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo. Essa fase correspondeu à
exploração econômica e à denominação política exercida pelas potências
industrializadas, ao longo do século XIX e início do século XX.
O cenário dos conflitos
O
aprofundamento das rivalidades levou à formação de alianças militares que
dividiram os países europeus em dois blocos, a Tríplice Aliança e a Tríplice
Entente.
Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/1guerra-ao-iniciar-o-seculo-xx-o-avanco.html
O Tratado de Versalhes
Vários
acordos de paz foram assinados, separadamente, pelos países derrotados na
guerra. No entanto, a Grã-Bretanha e a França, não concederam a paz sem punição
a seus opositores, o que resultou no Tratado de Versalhes.
A ligação das Nações
Após
a Primeira Guerra, foi criada a Liga das Nações, cujo princípio era assegurar a
paz internacional.
O socialismo e as transformações do espaço
geográfico
Em
1997, ainda durante a Primeira Guerra, ocorreu na Rússia a Revolução
Socialista. O movimento implantou uma concepção econômica com repercussões
radicais na forma de organização do espaço geográfico: houve modificação no
regime de propriedade, nas formas de produção e comercialização de mercadorias
e novas relações de poder foram definidas.
A
grande crise do capitalismo
A
produção do sistema capitalista, na segunda metade do século XIX, foi ampliada
numa proporção em que os países industrializados não tinham capacidade de
consumir. Devido a essa nova etapa, passaram a ir em busca de novas fontes de
matéria-prima e mercados novos. Os países capitalistas colocaram suas forças
industrial no mercado, mostrando ao mundo todo seu controle.
Em
busca da extensão do mercado internacional, e com os investimentos nessa etapa
de produção, um único empresário não seria capaz de realizar, aí que surgiram as sociedades
anônimas, que foram consolidadas com os mercados de capitais. Nessas
sociedades, todos podiam investir numa única empresa, com a compra e venda de
ações.
A
crise de 1929
No
inicio do século XX, o principal centro internacional de investimentos era a Bolsa de Valores de Nova York. Nada detinha o desenvolvimento do capitalismo,
até que o capital investido na produção, não conseguiu acompanhar o crescimento
do mercado.
Houve
uma falência generalizada. As fábricas reduziram suas atividades, por que não tinham
como vender suas mercadorias. Muitas pessoas ficaram desempregadas.
O
mundo todo foi afetado por essa crise, que iniciou-se em Nova York. Entre eles,
a URSS e o Brasil, que tinha sua economia dependente da exportação do café, que
foi muito abalado por essa crise.
Fonte: http://igcseedexcelhistorynazigermany.weebly.com/impact-of-wall-street-crash.html
O New Deal
Após
a crise de 1926, ficou conhecido como a Grande
Depressão, onde os países industrializados tomaram duas decisões:
·
a participação mais efetiva do estado no
planejamento das atividades econômicas;
·
aprimoramento da distribuição de renda.
Seguindo
esses acordos, os Estados Unidos conseguiram conseguiram contornar os efeitos
da crise com mais rapidez. O governo do presidente Franklin Roosevelt, conseguiu amenizar o desemprego e
ajustar a economia, devido a um programa de obras públicas que foi criado, o New
Deal . Esse programa foi inspirado no economista John Maynard Keynes.
O New Deal acreditava que alguns
setores econômicos, deveriam contar com a intervenção do estado.
Fonte: http://www.uni-vos.com/politica16.html
A
segunda guerra mundial
Devido
aos acordos pós-guerra e alguns acontecimentos importantes, foi criado instabilidade no continente da Europa: a revolução socialista na Rússia; a paz “forçada” obtida pelo tratado de Versalhes,
fragmentando o território alemão, e disseminando forte sentimento nacionalista;
e a crise de 1923.
Hitler,
em 1933, censurou a comunicação, rompendo com o tratado de Versalhes. Assim, ele contestou a ordem mundial e formou uma aliança com a Itália, Japão. Hitler
investiu em exércitos, por que a Alemanha precisava de espaço vital para seu
desenvolvimento econômico.
Então
a Alemanha invadiu a polônia, e em menos de um ano, havia ocupado a Holanda,
Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega e a maior parte de França.
O
fim da segunda guerra mundial, foi assinalado pelos Estados Unidos, que em
1945, lançaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima, e Nagasaki, no
Japão.
Fonte :http://site.colegiodarwinbd.com.br/blog/articles/2014/06/dia-06-de-junho-de-1944-ocorreu-o-dia-d-na-segunda-guerra-mundial
A ordem mundial pós-segunda guerra
Os Estados Unidos e União Soviética saíram vitoriosos na
segunda guerra, e devido a uma disputa pela hegemonia mundial, gerou
acontecimentos e fortes tensões em quase toda segunda metade do século XX.
Após o Exército Soviético ter conquistado Berlim, e
imposta vitória sobre a Alemanha, saquearam todo o território inimigo.
O fim do conflito mundial acabou após o Japão ter se
rendido.
Os Estados Unidos havia apresentado um grande crescimento
de sua economia, e se transformaram no principal expoente do desenvolvimento
capitalista e na maior potência industrial e agrícola do planeta.